domingo, 13 de dezembro de 2015


Em 12 de dezembro de 2015, fiz guia amiga, ao companheiro Antônio Amorim Neto, de São Joaquim, sc.


Besourinho-de-bico-vermelho

O besourinho-de-bico-vermelho é uma ave apodidae da família Trochilidae. Também conhecido como beija-flor-besourinho-de-bico-vermelho (Pernambuco), beija-flor-de-bico-vermelho, esmeralda-de-bico-vermelho.
Seu nome científico significa: do (grego) khlöros = verde; e stlibön, stilbë = brilhante,lâmpada; e do (latim) lucidus, lux, lucis = brilhante, luminoso, luz. ⇒ Pássaro verde lumiminoso ou pássaro verde brilhante.
Esta espécie era representada pelo nome científico de Chlorostilbon aureoventris.



Balança-rabo-de-máscara

O balança-rabo-de-máscara é uma ave passeriforme da família Polioptilidae.
Também conhecido por sebinho-azulado.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) polios = cinza; e ptilon = plumagem; e do (latim) dumus, dumi = matagal; e _cola = morador, habitante, aquele que habita um local. ⇒(Ave) com plumagem cinza que habita o matagal.

Características

Tem cerca de 12 centímetros, e pesa menos de 7 gramas. Aparenta estar em busca contínua por alimentação. Seu lado superior é cinzento e a parte inferior é branca (cinzento-azulado na região sul). O macho tem uma máscara negra no rosto.
Tem uma voz bonita e na primavera está sempre cantando muito suavemente. Além da voz “grä”, “zeret-grä” (chamada; advertência), no período reprodutivo o macho possui um canto alto e melodioso com diversos motivos alternados, que podem lembrar os de outras aves, alguns terminando como risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário